A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Prata do Iguaçu teve sua origem após a publicação de seu registro, no Diário Oficial de 02 de outubro de 1991, onde se localizava na Rua Otacílio Rodrigues, sendopresidente o Senhor Nadir Marcon.
No ano seguinte, fundou-se então a escola tendo como nome Escola Especializada Renascer, na Direção Evódia Koerich. Sendo hoje, Escola de Educação Especial Renascer, na Direção Terezinha Rover dos Santos.
Criou-se a Escola com a finalidade de dar atendimento à pessoas com deficiência que havia em nossa cidade, e que não estavam tendo atendimento necessário que os ajudasse em sua recuperação e socialização. Foi então que se alugou uma acomodação improvisada,longe das exigências pedagógicas, mas que oferecia um atendimento e orientação adequado, com a participação e ajuda de pessoas voluntárias sem habilitação, mas dispostas a colaborarem.Assim foram conduzidos e acompanhados esses alunos com deficiência mental, até que tudo foi encaminhando-se para a solicitação de funcionamento de uma escola, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Prata do Iguaçu e pela solidariedade da sociedade em geral. A partir desse acontecimento tudo foi sendo mais fácil, formou-se o quadro de professores, zeladores e uma diretora. Estabeleceu-se um plano de trabalho, calendário, material didático, merenda, atendimento médico e dentário, assinatura de convênio, certidão no âmbito Municipal Estadual e Federal.A Escola está hoje situada à Rua Presidente Vargas, 225, com sede própria, em terreno doado pela Prefeitura Municipal local em 1995. Nesta época realizou-se um projeto de Reconstrução do prédio via MEC.
Hoje a escola atende, em instalações próprias, a 110 alunos (293 familiares, média de 3,5 pessoas por família) os alunos sendo portadores de deficiência mental e/ou associadas à deficiência múltiplas, atendendo2 turnos, assim distribuídos: Estimulação Precoce, Pré-escolar, Ensino Fundamental, Programa Específico Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos e Iniciação para o Trabalho, na faixa etária de 0 a 62 anos. Tendo seus professores, coordenadora, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social e médicos devidamente habilitados, a Entidade possui Certificado de Fins Filantrópicos e isenções de encargos sociais.
A partir de dezembro de 2004 através da Portaria 1.635/02 ficou aprovado o Credenciamento junto ao SUS, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Escola de Educação Especial Renascer, para prestar atendimento gratuito às pessoas com Deficiência, em serviços de Reabilitação Mental/Autismo realizado na própria Entidade, tendo o quadro de técnicos aprovados pela Portaria.
Os professores em conjunto com as equipes técnicas e demais funcionários têm papel central nessa história porque são os principais atores/construtores da proposta pedagógica diferenciada e que contribuiu para a construção da identidade educacional desenvolvida pelo movimento APAEANO.
Essa história reafirma o compromisso com a inclusão dos educandos com deficiência e ratifica a nossa identidade como agência formadora de cidadania, nos capacitando a ampliar nosso campo de atuação educacional especializada para fazermos parte do Sistema Nacional de Educação trabalhando com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Profissional e projetos especiais dentro dos níveis e modalidades de ensino.